Com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, é comum que pessoas com espírito empreendedor busquem abrir seus próprios negócios, aproveitando as oportunidades disponíveis. Se você se enquadra nesse perfil e está pensando em iniciar um empreendimento, mas não sabe por onde começar, tem dúvidas e enfrenta medos, não deixe de ler este post.

Nele, abordaremos os principais desafios para quem deseja empreender, fornecendo informações valiosas para ajudar você a dar os primeiros passos nesse caminho. Então não perca essa oportunidade!

Vamos conversar sobre os principais desafios do empreendedorismo, te ensinar a iniciar nesse novo mercado, e a conquistar sua independência financeira. Pronto para começar?

O que me torna empreendedor?

O que irá te tornar empreendedor é a capacidade de olhar para o mercado e perceber oportunidades que outras pessoas ainda não identificaram, para construir um novo negócio com o objetivo de suprir essa lacuna.

Porém, para ser empreendedor não basta ter apenas a ideia, você precisa ir atrás e executar o plano e estratégias traçadas. Algumas características de quem tem um perfil empreendedor são:

– Responsabilidade, organização e planejamento

– Independência: financeira, pessoal e profissional

– Busca pela autorrealização

– Buscar por desenvolvimento constante

Tem alguma dessas características na sua personalidade? Então com certeza você é um empreendedor nato e não pode perder nenhum post do nosso blog!

Não é nada fácil e listamos abaixo os 7 principais desafios para quem quer empreender no Brasil:

Quais são os principais desafios para quem quer empreender?

  1. Acertar na escolha do mercado / nicho de atuação

Você pode se basear em 3 pilares para fazer a escolha do mercado que quer atuar: suas experiências, necessidades e desejos das pessoas, nichos específicos.

Se basear nas suas próprias experiências pode tornar o trabalho mais prazeroso, fazendo com que ele renda muito mais! Outro fator é o conhecimento, você já conhece os produtos, mercado, possíveis clientes e sabe de negócios relacionados.

Você também pode pensar nas dores e necessidades das pessoas. Além disso pode criar um serviço, mesmo apenas na sua região, que vá facilitar a vida dessas pessoas.

No caso dos nichos específicos, você possuiu a oportunidade de atingir muitos consumidores, com uma concorrência menor e uma lucratividade maior.

  1. Seguir todas as burocracias exigidas

O Brasil é o 6º no ranking de países mais burocráticos para se abrir uma empresa. Então em média são 152 dias e envolve, ao todo, 17 procedimentos.

Para não arriscar pular nenhum desses processo, indicamos que procure um contador, que irá lhe auxiliar e evitar transtornos.

  1. Planejamento do negócio

Para evitar problemas relacionados à estruturação do seu negócio, é importantíssimo criar um plano de negócios. Por meio desse plano, será mais fácil identificar as necessidades e planejá-las com antecedência.

  1. Investimento

Considerando que um novo negócio, também é benéfico para a economia do país, é ideal que o empreendedor vá atrás de empréstimos para investir no seu empreendimento, mas conseguir esse empréstimo pode ser bem complicado.

O ideal é que no primeiro ano, a empresa sobreviva sem esse recurso, e conforme o empreendimento for crescendo novas portas para investimento irão abrir.

  1. Captação dos primeiros clientes

Inicie essa captação pelo mundo digital. Redes sociais podem ser um grande aliado, e com as estratégias corretas o seu negócio pode atingir milhares de pessoas.

Invista em conteúdos de qualidade, e desenvolva um relacionamento humanizado com os seus clientes.

  1. Analise as ações que estão sendo executadas sempre

Tenha no seu planejamento uma análise das ações que estão sendo executadas, para que suas decisões sejam as melhores possíveis e seu negócio continue crescendo de forma saudável.

Importante manter-se atualizado sobre o seu mercado de atuação, fazer pesquisas de satisfação com os seus clientes e ouvi-los sempre.

  1. Não tenha medo da concorrência

Saiba identificar os pontos fortes e os pontos fracos dos seus concorrentes para traçar suas estratégias e metas com maior êxito. Além disso entenda o que seus concorrentes oferecem, como eles decepcionam o público, e onde sua empresa pode agir para conquistar esses clientes.

Para criar um negócio de sucesso são necessárias muitas ações e esses são os maiores desafios para quem quer se aventurar nesse mundo!

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