Com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, é comum que pessoas com espírito empreendedor busquem abrir seus próprios negócios, aproveitando as oportunidades disponíveis. Se você se enquadra nesse perfil e está pensando em iniciar um empreendimento, mas não sabe por onde começar, tem dúvidas e enfrenta medos, não deixe de ler este post.
Nele, abordaremos os principais desafios para quem deseja empreender, fornecendo informações valiosas para ajudar você a dar os primeiros passos nesse caminho. Então não perca essa oportunidade!
Vamos conversar sobre os principais desafios do empreendedorismo, te ensinar a iniciar nesse novo mercado, e a conquistar sua independência financeira. Pronto para começar?
O que me torna empreendedor?
O que irá te tornar empreendedor é a capacidade de olhar para o mercado e perceber oportunidades que outras pessoas ainda não identificaram, para construir um novo negócio com o objetivo de suprir essa lacuna.
Porém, para ser empreendedor não basta ter apenas a ideia, você precisa ir atrás e executar o plano e estratégias traçadas. Algumas características de quem tem um perfil empreendedor são:
– Responsabilidade, organização e planejamento
– Independência: financeira, pessoal e profissional
– Busca pela autorrealização
– Buscar por desenvolvimento constante
Tem alguma dessas características na sua personalidade? Então com certeza você é um empreendedor nato e não pode perder nenhum post do nosso blog!
Não é nada fácil e listamos abaixo os 7 principais desafios para quem quer empreender no Brasil:
Quais são os principais desafios para quem quer empreender?
-
Acertar na escolha do mercado / nicho de atuação
Você pode se basear em 3 pilares para fazer a escolha do mercado que quer atuar: suas experiências, necessidades e desejos das pessoas, nichos específicos.
Se basear nas suas próprias experiências pode tornar o trabalho mais prazeroso, fazendo com que ele renda muito mais! Outro fator é o conhecimento, você já conhece os produtos, mercado, possíveis clientes e sabe de negócios relacionados.
Você também pode pensar nas dores e necessidades das pessoas. Além disso pode criar um serviço, mesmo apenas na sua região, que vá facilitar a vida dessas pessoas.
No caso dos nichos específicos, você possuiu a oportunidade de atingir muitos consumidores, com uma concorrência menor e uma lucratividade maior.
-
Seguir todas as burocracias exigidas
O Brasil é o 6º no ranking de países mais burocráticos para se abrir uma empresa. Então em média são 152 dias e envolve, ao todo, 17 procedimentos.
Para não arriscar pular nenhum desses processo, indicamos que procure um contador, que irá lhe auxiliar e evitar transtornos.
-
Planejamento do negócio
Para evitar problemas relacionados à estruturação do seu negócio, é importantíssimo criar um plano de negócios. Por meio desse plano, será mais fácil identificar as necessidades e planejá-las com antecedência.
-
Investimento
Considerando que um novo negócio, também é benéfico para a economia do país, é ideal que o empreendedor vá atrás de empréstimos para investir no seu empreendimento, mas conseguir esse empréstimo pode ser bem complicado.
O ideal é que no primeiro ano, a empresa sobreviva sem esse recurso, e conforme o empreendimento for crescendo novas portas para investimento irão abrir.
-
Captação dos primeiros clientes
Inicie essa captação pelo mundo digital. Redes sociais podem ser um grande aliado, e com as estratégias corretas o seu negócio pode atingir milhares de pessoas.
Invista em conteúdos de qualidade, e desenvolva um relacionamento humanizado com os seus clientes.
-
Analise as ações que estão sendo executadas sempre
Tenha no seu planejamento uma análise das ações que estão sendo executadas, para que suas decisões sejam as melhores possíveis e seu negócio continue crescendo de forma saudável.
Importante manter-se atualizado sobre o seu mercado de atuação, fazer pesquisas de satisfação com os seus clientes e ouvi-los sempre.
-
Não tenha medo da concorrência
Saiba identificar os pontos fortes e os pontos fracos dos seus concorrentes para traçar suas estratégias e metas com maior êxito. Além disso entenda o que seus concorrentes oferecem, como eles decepcionam o público, e onde sua empresa pode agir para conquistar esses clientes.
Para criar um negócio de sucesso são necessárias muitas ações e esses são os maiores desafios para quem quer se aventurar nesse mundo!
Gostou do post? Quer mais, acesse aqui!
Comentários